Total de visualizações de página

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FLEXAS VIVAS



O Salmo 127.4 diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". Certo escritor fez semelhante comparação, dizendo que os pais são "os arcos, por meio dos quais os filhos, quais flechas vivas, são projetados".


Para interpretarmos bem esta metáfora é bom lembrar que a flecha é algo que se arremessa com firmeza e determinação, numa postura adequada, buscando um alvo determinado. A flecha dá a idéia de algo que sai em busca do alvo, num vôo certeiro que não tem volta.


Assim, compreendemos que nosso papel como pais é educar os filhos, no temor do Senhor, para as realizações da vida. Se faltar esta compreensão, criaremos nossos filhos como "bumerangues". O bumerangue é uma arma de caça - mais tarde substituída pela flecha - criados pelos primitivos aborígenes australianos. É feito de madeira em forma de meia lua. Quando o alvo não é atingido o bumerangue retorna às mãos do atirador, poupando-lhe assim a construção de uma nova arma.


Pais que não observam os preceitos da Palavra de Deus para a criação dos filhos correm o risco de transformar seus filhos em "bumerangues", à medida que não os preparam para acertar os alvos da vida. Assim, depois de adultos eles voltam para as suas mãos, cheios de insucessos, entre eles o despreparo profissional, o casamento desfeito, a falta de adaptação social, ou, nos casos mais extremos, a dependência de álcool ou outras drogas.


Mas o que fazer para que nossos filhos sejam "flechas" e não "bumerangues"? É difícil responder em tão poucas linhas, pois um livro inteiro não encerraria o assunto. Há papéis específicos do pai, que não pode ser desempenhado pela mãe, e vice versa, assim como há medidas a serem tomadas por ambos, algumas em interação com os filho. Uma providência está em Provérbios 22.6:"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".

(Texto retirado da internet)

2 comentários:

  1. Saber a hora de dizer sim e saber a hora de dizer não.
    É preciso saber dizer não impor limites mas, também é preciso saber ceder. É preciso dar-lhes espaço para crescer, tomar suas próprias decisões mesmo sabendo que certas decisões não serão boas para eles.
    O fato é que eles precisam aprender, inclusive por meio de seus próprios erros. Saber a hora de dizer sim é tão importante quanto ser forte para dizer não.
    Devemos sim ensinar os nossos filhos o caminho em que deve andar e,ainda quando for velho,não se desviará dele com a graça de Deus.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Só você mesma para postar esta mensagem maravilhosa e abrir os olhos de muitos pais na educação de seus filhos. E sem querer me deu de presente um assunto maravilhoso para ser discutido no culto dos jovens , e fazer refletir muitas realidades que temos em nosso meio. te amo .

    ResponderExcluir